Home » MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS

MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS

A partir de 1970, surgiram uma série de movimentos pela efetivação de direitos existentes e pela conquista de novos direitos: Movimento ambiental, Movimento feminista, Movimento LGBTT, Movimento Negro, Movimento dos Indígenas, Movimentos dos Sem-teto. Esses movimentos desenvolveram algo muito importante: a politização da esfera privada, ao tornar as carências das populações pobres urbanas e rurais), dos negros, das mulheres, dos homossexuais, entre outras, uma preocupação de toda a sociedade e não somente do Estado.

Estes movimentos não tem a preocupação pública de alcançar o poder, mas são um meio de a população organizada participar politicamente sem que precise estar necessariamente ligada às estruturas estatais ou privadas de poder. O que importa é ir além da legislação existente, procurando construir espaços políticos públicos, nos quais possam ser debatidas todas as questões importantes para uma sociedade politizada.

Podemos citar duas características desses movimentos sociais contemporâneos: não tem uma coordenação única, pois surgem e se desenvolvem a partir de ações coletivas nos planos local, regional e global, e comportam uma diversidade muito grande de ideias e valores, bem como de atuação e organização; suas ações se desenvolvem em torno de interesses e necessidades, mas também de reconhecimento, visando criar uma nova sociabilidade.